RELEASE
Rodrigo Chenta atua há mais de 25 anos como professor, compositor e intérprete, além de participar de gravações e apresentações com diversos grupos e formações instrumentais. Formado na ULM - Universidade Livre de Música em “Guitarra e Composição” e na FASCS - Fundação das Artes de São Caetano do Sul no curso de “Formação Musical com habilitação em Guitarra” e “Técnico em Música com habilitação em Guitarra”.
Participou de diversos festivais de música pelo Brasil e workshops com nomes internacionais.
Além de possuir bacharelado em “Sistemas de Informação”, foi aluno especial no programa de pós-graduação para mestrado no Instituto de Artes da UNESP, no departamento de música; e na FFLCH USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, no departamento de História Social.
Possui mais de 100 composições musicais e pesquisa de forma autônoma assuntos relacionados à Improvisação seja idiomática ou não.
De 2009 à 2019, foi o diretor do extinto portal informacaomusical.com onde realizou várias entrevistas com músicos e pensadores ímpares do cenário nacional.
Atua desde 2013, em Duo com Ivan Barasnevícius, onde desenvolvem arranjos e improvisações com guitarras acústicas e violões, através de repertório autoral. Este Duo possui os CDs intitulados: "Novos Caminhos (2015), "Antítese" (2016), "Standards?" (EP-2017), "Volume III" (2017), "Simplicidade" (2018), "Guitarra Preparada" (2018), "Cedro" (2019), "Ballads" (2019), "Bricolagem" (2021), "Jazz a la carte" (2022), "Standards? (2022 Remixed Version)", "Volume III (2022 Remixed Version)", "Violão Preparado" (2023) "Antítese (2023 Remixed Version)", "Novos Caminhos (2023 Remixed Version)" e "10 Anos - Parte 1 e 2" (2024).
Com o saxofonista Cássio Ferreira, onde atuam com a música espontânea tendo a liberdade na improvisação idiomática e não idiomática como foco, lançou os álbuns "31|36"(2017) e "15" (2018).
Em sua carreira solo lançou vários trabalhos como "Concepção" (EP-2016), "Influência Brasileira" (2017), "Brincadeira Séria" (2018), "Música Diferente" (2019), "Acousmatic Music" (2021) e "Concepção (2023 Remixed Version)" (EP-2023).
Com a "Beautiful Music Company", companhia de música expontânea, participou do álbum "Vol. 1" (2019), "Vol. 2" (2022), "Vol. 3, 4 e 5" (2023), "Vol. 6 e 7" (2024).
Com o "Schizophonic Music Project", projeto especificamente destinado à composição de música eletroacústica, lançou o álbum "Pedals" (2021) e "Voices" (2023).
Em duo com o pianista Gilberto Ferri gravou "Conversas pontuais" (2024), álbum especificamente voltado para a criação expontânea de música pontilhista e que será brevemente publicado.
Na formação de trio com Mauricio Caetano e Ivan Barasnevicius gravou os álbuns "Um" e "Dois" a serem lançados em breve. Trabalham com improvisação tanto não idiomática como idiomática em suas experimentações.
Atualmente, se prepara para gravar o álbum solo "Hipnose". Se trata de um trabalho com músicas na estética minimalista e executadas no violão com sete cordas de nylon.
ENTREVISTAS
Segue uma seleção de entrevistas já realizadas.
Podcast O que os músicos fazem? Escutar
Podcast Contraponto Profano Escutar
Clube de Jazz Ler
Venegas Music TV - junto com Cássio Ferreira Assistir
Blog do Gustavo Cunha - junto com Cássio Ferreira (2017)
Programa Brasil com S - Rádio Conectados Ouvir
Programa Papo Sem Pausa
Blog do Gustavo Cunha (2017)
Venegas Music TV Assistir
Blog do Gustavo Cunha
Guitar Experience Ler
Programa Papo Sem Pausa
Programa Talentos (Record News) Assistir
Blog do Gustavo Cunha - junto com Ivan Barasnevicius (2016)
EDITORAÇÃO DE PARTITURA
Não deixe de ter as suas músicas e arranjos editorados com partitura. Padronize a sua escrita musical e registre as suas composições na (FBN) Fundação Biblioteca Nacional.
- Editoração de obra musical (qualquer gênero/estilo);
- Editoração de arranjo;
- Editoração para livros e métodos;
- Registro de música na FBN;
- Padronização de escrita musical;
- Partitura, tablatura e cifra;
- Uso de software profissional;
- Música vocal e/ou instrumental;
- Partituras na extensão .pdf (grande portabilidade);
Com o uso de software profissional é possível usar os métodos de padronização de escrita tanto com partitura como com tablatura e cifra. As partituras são disponibilizadas na extensão .pdf que possui uma grande portabilidade.
WORKSHOP
Desenvolva o seu lado criativo para a música.
Duração: 2 horas.
Objetivo: Solucionar problemas e refletir sobre as possibilidades de improvisação no contexto musical.
Alguns tópicos abordados:
- Emocional x Racional;
- Construção do discurso musical:
-
- Pergunta e resposta;
- Nota repetida;
- Motivo repetido com ou sem progressão melódica;
- Citação melódica;
- Intenção;
- Aplicações práticas;
- Improvisação idiomática e não idiomática;
- Liberdade de criação.
O workshop não tem como proposta efetuar uma demonstração de técnicas e virtuosidades, mas sim, apresentar caminhos para a construção de solos que soem equilibrados dentro de vários gêneros e estilos.
O discurso musical é abordado através de exemplos práticos que propõem algumas possibilidades em relação à improvisação musical.