CURSOS
Violão, Guitarra e Disciplinas Teóricas
Linguagens Musicais do Século XX
DEPOIMENTOS DE ALUNOS
Faça como vários alunos e aprenda a tocar um instrumento de forma criativa.
KNOW-HOW
São mais de 25 anos de experiência no ramo do ensino musical.
Participou de diversos festivais de música pelo Brasil.
Vários workshops com nomes internacionais.
Possui sólida formação musical passando pors instituições como USP-FFLCH, UNESP-IA, ULM (Universidade Livre de Música) Tom Jobim e FASCS (Fundação das Artes de São Caetano do Sul).
Tem vários CDs gravados.
Atua com projetos em diversas formações instrumentais.
As aulas são em tempo real. Não são vídeo-aulas gravadas;
O aluno tem mais horários à sua disposição;
Como não precisa sair de casa, pode estudar em qualquer lugar que julgar mais confortável.
CONTEÚDO: Instrumento
Aqui, o curso é personalizado para resolver os seus problemas.
Para alunos iniciantes, Rodrigo Chenta, que sempre se atualiza para oferecer o que há de melhor na educação musical, escolherá as metodologias mais adequadas para utilizar conforme os problemas que o aluno apresente.
Para os que já tocam algum instrumento, logo na primeira aula, o aluno será entrevistado e avaliado quanto à sua técnica, leitura, criatividade, conhecimento teórico, repertório e outras especificidades.
O estudo é personalizado, adequando-se às necessidades dos alunos e servindo para qualquer gênero musical.
Alguns tópicos abordados:
- Alongamento;
- Postura;
- Especificações técnicas
- Equipamentos
- Cuidados e conservação;
- Técnicas variadas para a mão direita e esquerda seja com a palheta ou mão;
- Leitura de partitura, tablatura e cifra;
- Vocabulário e formação de acordes e powerchords (bicorde);
- Inversões de acordes;
- Clusters;
- Repertório;
- Interpretação;
- Afinações alternativas;
- Estruturação musical;
- Percepção rítmica, melódica e harmônica;
- Solfejo;
- Ditado;
- Apreciação musical;
- Expressão com dinâmica;
- Ornamentos;
- Escalas;
- Modos;
- Arpejos;
- Frases;
- Progressões;
- Improvisação em estruturas rígidas e livres;
- Linguagem, gênero e estilo musical;
- Estruturas formais;
- Prática de grupo;
- Harmonia tradicional, funcional e "popular";
- Harmonização;
- Modulação;
- re-harmonização;
- Análise de composições escritas e instantâneas;
- Composição (criação).
CONTEÚDO: Linguagens Musicais do Século XX
Apreciação Musical aliada com um pouco de História da Música e suas Linguagens no Século XX.
É de praxe, em muitos cursos de música, que algumas disciplinas são cursadas e os alunos não visualizam qualquer relação entre os conteúdos. Cursam "História da Música" e não escutam esta música. Estudam técnicas avançadas de Harmonia, procedimentos contrapontísticos como o dodecafonismo, por exemplo, e não ouvem as respectivas músicas com estas estratégias. Isso é um grande equívoco.
Neste curso, a ideia é que haja uma interação dos conteúdos, para que o aluno construa o conhecimento de uma forma prática e sem rodeios.
Aqui, os alunos terão como oportunidade:
- Obter informações históricas sobre os compositores do Século XX (período Moderno);
- Conhecer a evolução de vários procedimentos composicionais;
- Discutir e refletir sobre acontecimentos marcantes e que revolucionaram a música;
- Escutar o resultado destas novidades musicais.
Tópicos abordados:
- Pensamentos na História:
-
- Pensamento Linear
- Pensamento Espiral
- Idades da Pré-História e da História
- Previsões
- Impressionismo:
-
- Claude Debussy
- Maurice Ravel
- Eric Satie
- Grupo dos Seis (Le Six):
- Expressionismo:
-
- A Segunda Escola de Viena:
-
- Arnold Schoenberg
- Anton Webern
- Alban Berg
- Música Futurista:
-
- Manifestos:
-
-
- Manifesto dos Músicos Futuristas
- Manifesto Técnico da Música Futurista
- A arte dos Ruídos: Manifesto Futurista
- Improvisação Musical. Manifesto Futurista
-
- George Antheil
- Edgard Varese
- Exposição Universal e Internacional de Bruxelas (Bélgica, 1958)
- Béla Bartók
- Neoclassicismo:
-
- Maurice Ravel
- Seguei Prokofiev
- Igor Stravinsky
- Paul Hindemith
- Serialismo Integral:
-
- Pontilhismo
- Técnica de Grupos / Blocos
- Olivier Messian
- Pierre Boulez
- Modernismo nos EUA:
-
- Charles Ives
- Henry Cowell
- John Cage
- Música Aleatória / Indeterminada:
-
- Escola de Nova York
- Música Estocástica:
-
- Iannis Xenakis
- Microtonalismo
- Noções básicas de acústica
- Música Eletroacústica (Música Acusmática):
-
- Música Concreta:
-
- Pierre Schaeffer
-
- Música Eletrônica:
-
- Karlheinz Stockhausen
- Concretização da Música Eletrônica
- Música Eletroacústica Mista
-
- Luciano Berio
-
- Tape Music
-
- Live Electronic Music
- Improvisação Livre:
-
- Derek Bailey
- Minimalismo:
-
- 1º Fase
- 2º Fase
- Steve Reich
- Maximalismo:
-
- Flo Menezes
- Murray Schafer