Sobre

Release, Entrevistas, Informação Musical, Endorsement

RELEASE

Há mais de 20 anos atuando como professor, compositor, intérprete além de participar de gravações e apresentações com diversos grupos e formações instrumentais. Formado na ULM - Universidade Livre de Música em “Guitarra e Composição” e na FASCS - Fundação das Artes de São Caetano do Sul no curso de “Formação Musical com habilitação em Guitarra” e “Técnico em Música com habilitação em Guitarra”.

Participou de diversos festivais de música pelo Brasil e workshops com nomes internacionais.

Além de possuir bacharelado em “Sistemas de Informação” foi aluno especial no programa de pós-graduação para mestrado no Instituto de Artes da UNESP no departamento de música e na FFLCH USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas no departamento de História Social.

Possui mais de 100 composições musicais e pesquisa assuntos relacionados à Improvisação seja idiomática ou não.

Desde 2009, é diretor do portal informacaomusical.com onde atua na realização de várias entrevistas com músicos e pensadores ímpares do cenário nacional.

Atua desde 2013, em Duo com Ivan Barasnevícius onde desenvolvem arranjos e improvisações com guitarras acústicas através de repertório autoral. Este Duo possui os CDs intitulados: "Novos Caminhos" (2015), "Antítese" (2016), "Standards?" (EP-2017), "Volume III" (2017), "Simplicidade"(2018) e Guitarra Preparada (2018).

Em 2016 lançou o EP "Concepção" contendo duas músicas contemporâneas. Uma executada solo e outra sendo uma suíte dividida em seis movimentos onde a guitarra acústica interage com a voz de Roberto Agnelli.

Em 2017 foi a vez do seu primeiro CD solo intitulado "Influência Brasileira" onde explorou gêneros musicais regionais como xote, baião, ijexá, toada, vanerão, guarânia, samba, bossa nova e outros mais. Cada música possui uma formação instrumental própria.

Em 2018 grava o álbum "Brincadeira Séria" onde sozinho explorou de forma expontânea jogos de improvisação onde em cada faixa brinca com elementos como ritmos, encadeamentos, glissandos, atrasos, harmônicos, etc. Aqui usou guitarras diversas para obter timbres diverdificados além de tocar tanto de forma convencional como com o uso de técnicas extendidas e preparação do instrumento.

Atua desde 2017 em duo com o saxofonista Cássio Ferreira onde atuam com a música espontânea tendo a liberdade na improvisação idiomática e não idiomática como foco e lançaram os álbuns "31|36"(2017) e "15: (2018).

ENTREVISTAS

Venegas Music TV Assistir

Blog do Gustavo Cunha Ler

Programa Brasil com S - Rádio Conectados Ouvir

Programa Papo Sem Pausa

Blog do Gustavo Cunha Ler

Venegas Music TV Assistir

Blog do Gustavo Cunha Ler

Guitar Experience Ler

Programa Papo Sem Pausa

Programa Talentos (Record News) Assistir

Blog do Gustavo Cunha Ler

Panorama Mercantil Ler

Programa Sala Aberta Assistir

Programa Materia Prima On Air

Programa Sala Aberta Assistir

Revista Guitar Player Ler

Programa Esquina da Cultura

Revista El Musicógrafo (Espanha) Ler

Programa Experience Music Lab Assistir

Revista Guitarload (REMOVIDA DO SITE DAD RESVISTA SEM AVISO PRÉVIO)

Revista Ritmo Melodia Ler

Blog do Gustavo Cunha Ler

Revista SL Music Magazine Ler

Congresso CONAGUI

INFORMAÇÃO MUSICAL

Site www.informacaomusical.com

Rodrigo Chenta dirige o portal www.informacaomusical.com que procura através de temas sofisticados, prover informações diversificadas e fomentar a discussão de assuntos mais elevados dessa arte que fascina uma quantidade sem igual de pessoas. Com esse mesmo espírito, espera ajudar as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre música de alta qualidade através do conteúdo do portal.

Também atua produzindo materiais para o site através de entrevistas com importantes músicos como Hermeto Pascoal, Olmir Stocker (Alemão), Heraldo do Monte, além de outros mais. O objetivo destas entrevistas é promover a reflexão musical, se baseando para isso, na produção cultural dos participantes. Nas entrevistas, nada é cortado ou acrescentado, respeitanto assim, totalmente o que foi dito ou escrito pelo entrevistado.

Este grande portal também fornece informações musicais de alta qualidade através da divulgação por meio de pensamentos sobre música, recomendações de livros relacionados e gravações em CD's de músicos de alto nível técnico e musical.

ENDORSEMENT

CERNE WOOD GUITAR PICKS

Cerne Wood Guitar Picks

No final de 2017, Rodrigo Chenta e a Cerne Wood Guitar Picks firmam uma parceria de endorsement.

"As palhetas construídas pelo Edson Gonçalves além de serem um acessório para o guitarrista a vejo também como um objeto artístico por si só. A escolha da madeira em relação ao seu tipo e textura, o belo acabamento, os detalhes e a embalagem mostram o grande desvelo em sua confecção artesanal.

Madeiras como Pinho, Cedro, Pinho de Araucária, Peroba, Garapa, Imbuia, Caxeta, Marfim, Caviuna, Champagne, Pinus e a famosa Fusion com uma mistura de madeiras e muito outras são muito interessantes em seu visual.

A tocabilidade tem uma interessante vantagem, pois a palheta possui mais aderência comparada com as de plástico, evitando assim, que ela escape da mão.

As palhetas são artesanais e devido a este detalhe elas não possuem uma sonoridade idêntica mesmo com modelos usando medidas e madeiras iguais. Isso gera sempre uma diversidade em relação ao timbre que entendo como benéfica.

Uso o modelo jazz (triangular/pequena) na expessura com medida de 1,5mm.

A experiência de usar as palhetas Cerne é muito agradável!

EDITORAÇÃO DE PARTITURA

Editoração de partitura

Não deixe de ter as suas músicas e arranjos editorados com partitura. Padronize a sua escrita musical e registre as suas composições na (FBN) Fundação Biblioteca Nacional.

Com o uso de software profissional é possível usar os métodos de padronização de escrita tanto com partitura como com tablatura e cifra. As partituras são disponibilizadas na extensão .pdf que possui uma grande portabilidade.


  • Editoração de obra musical (qualquer gênero/estilo);
  • Editoração de arranjo;
  • Editoração para livros e métodos;
  • Registro de música na FBN (Fundação Biblioteca Nacional);
  • Padronização de escrita musical;
  • Partitura, tablatura e cifra;
  • Uso de software profissional;
  • Música vocal e/ou instrumental;
  • Partituras na extensão .pdf (grande portabilidade);

APOIO

REDES

11 98440-9785 (WhatsApp)