Ir para o início do site www.rodrigochenta.com

PROJETOS

"Gosto de diversificar para não sentir a monotonia ..."

RODRIGO CHENTA SOLO

Rodrigo Chenta

Em 2016, lançou seu primeiro EP de música contemporânea intitulado "Concepção". Este trabalho inicia com uma peça solo que dá titulo ao EP. Em seguida vem a obra "Suite for Schafer" com 6 movimentos onde a guitarra acústica dialoga com a voz de Roberto Agnelli que narra fragmentos de textos de R. Muray Schafer.

Em 2017 grava seu primeiro CD solo onde explorou gêneros musicais regionais brasileiros como xote, baião, ijexá, toada, vanerão, guarânia, samba, bossa nova e outros mais.

Álbum 'Influência brasileira' de Rodrigo Chenta
EP 'Concepção' de Rodrigo Chenta

RODRIGO CHENTA & IVAN BARASNEVICIUS DUO

Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo

Os guitarristas Rodrigo Chenta e Ivan Barasnevicius iniciaram as atividades do seu duo em outubro de 2013, desenvolvendo técnicas de arranjo, composição, improvisação e interação musical. Utilizam apenas duas guitarras eletroacústicas com encordoamento liso.

Seu repertório é feito de composições próprias. Alguns temas caminham por ambientes como a balada, a bossa nova, o jazz moderno, o samba e o groove, entretanto a maioria das obras musicais compostas pelo duo não se enquadraram em gêneros e estilos musicais já formatados e difundidos. Algumas peças trazem elementos experimentais e são criadas no momento da sua execução através de jogos de improvisação ou partes literalmente livres.

A diversidade timbrística é uma das características mais marcantes do duo. Cada guitarra possui uma sonoridade muito peculiar. Enquanto Rodrigo Chenta prioriza a utilização do som acústico de seu instrumento, Ivan Barasnevicius dá mais ênfase ao som do amplificador. Outra característica marcante é o formato não-standard adotado tanto nas composições como na maneira de interpretar e improvisar de ambos os músicos.

Rodrigo Chenta e Ivan Barasnevicius fazem os arranjos de forma coletiva e mostram como conseguem um notório entrosamento tanto musical como no âmbito das propostas artísticas.

Gravaram em 2015 o seu primeiro CD autoral intitulado "Novos Caminhos" que teve grande apreço da crítica especializada. Este trabalho traz peças escritas especificamente para a referida formação instrumental e adaptações com belos arranjos para temas compostos anteriormente.

Em 2016, lançaram o álbum "Antítese", que além de aprofundar algumas propostas do primeiro trabalho, como a diversidade de timbres e o formato não-standard, também percorre novos caminhos ao trazer tanto canções com influências da música mineira dos anos 1970 e do rock, como também novas interações através de jogos de improvisação e técnicas contrapontísticas.

Em 2017, gravaram o EP "Standards?" com duas releituras de famosos temas de standards de jazz onde exploraram formas de acompanhamentos inusitados aliados a um caráter lúdico em diversos momentos das improvisações.

No mesmo ano lançam o álbum "Volume III" onde exploraram a forma de suíte com diversos movimentos, assim como o uso de contraponto, afinações não convencionais e a influência violonística para os acompanhamentos.

CD 'Volume III' de Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo
EP 'Standards?' de Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo
CD 'Antítese' de Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo
CD 'Novos Caminhos' de Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo

www.rodrigochentaeivanbarasneviciusduo.com


CÁSSIO FERREIRA & RODRIGO CHENTA

Cássio Ferreira e Rodrigo Chenta

Duo formado por Cássio Ferreira e Rodrigo Chenta em março de 2017 e que atua no seguimento da música instrumental espontânea. O saxofone dialoga com a guitarra em improvisações tanto idiomáticas como não idiomáticas (livre improvisação).

A única regra é não ter regra e através da interação os dois músicos constroem e desconstroem sua música no momento de sua respectiva execução. Além de tocarem de forma convencional também usam técnicas extendidas que promovem diversas possibilidades de timbres.

Nada é premeditado e merecem destaque os climas produzidos em tempo real e a forma da música criada na hora.

O duo entende que a improvisação não sai do nada. Cada um juntamente com suas biografias musicais procura fazer uma música através de interações onde a escuta e o respeito são altamente almejados.

Possuem um CD independente intitulado "31 | 36" que será lançado logo mais.

CD '3136' de Cássio Ferreira e Rodrigo Chenta

www.cassioferreiraerodrigochenta.com