Ir para o início do site www.rodrigochenta.com

HISTÓRIA

"Me entendo mais como um ser musical do que um instrumentista ..."

Rodrigo Chenta, compositor, instrumentista, educador musical e analista, nasceu em 22/11/1980 em São Caetano do Sul, morando hoje em São Paulo. Entrou para o mundo da música no final de 1994 através de amigos que possuía na igreja que frequentava (Primeira Igreja Batista em São João Clímaco) e outros do bairro onde morava. Começou tocando violão e depois partindo para a guitarra.

Sendo autodidacta de 01/1995 à 06/1999, Rodrigo Chenta inicia seus estudos regulares com Olmir Stocker (Alemão) na Universidade Livre de Música (U.L.M. Tom Jobim) com duração de 07/1999 à 06/2003 cursando "Composição & Guitarra". Dentro deste período (1° semestre de 2001), na mesma escola e com o mesmo orientador, concluiu o curso "Elementos Fundamentais para a Composição e Improvisação".

Aos dezenove anos de idade, começa a trabalhar profissionalmente com música gravando e se apresentando com diversos grupos e formações instrumentais em São Paulo, Grande ABCD e interior paulista; e também lecionando em escolas de música e estúdios.

De 02/2002 à 11/2003, concluiu, na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (F.A.S.C.S.), o curso de "Formação Musical" com habilitação em guitarra sendo orientado por Marcelo Gomes e Marcelo Francisco José, estudando um ano com cada um. Em 2003, participa do V Festival de música de São Caetano do Sul cursando "Rítmica Indiana" com o baterista/percussionista José Eduardo Nazário, "Textura" com o maestro/arranjador Rycardo Lobo e "Improvisação" com o contrabaixista alemãoo Frank Herzberg. Durante e após seus estudos com o grande músico/compositor/guitarrista Olmir Stocker (Alemão), Chenta passa a escrever músicas para diversas formações e gêneros musicais como Fusion, Baião, Jazz, Samba, Funk, Balada, Gospel, etc. De 02/2004 à 11/2005, se forma como "Técnico em música" com habilitação em guitarra na F.A.S.C.S. sendo orientado por Marcelo Francisco José por mais dois anos. Em 2004, participa do VI Festival de música de São Caetano do Sul cursando "Improvisação" com o guitarrista Paulo Tiné. Em maio de 2004, participa do curso de "Música Popular" com o maestro Antonio Carlos Neves Pinto na FASCS. Em 2005, participa do V Festival de música de Ourinhos cursando "Big Band" com o maestro/saxofonista Victor Gorni e "Guitarra" com o grande músico Djama Lima. No mesmo ano, participa do VII Festival de música de São Caetano do Sul cursando "Prática de Música Popular" com o produtor e pianista Ogair Junior (com quem teve durante certo tempo, a oportunidade de aprender muito em todos os aspectos de sua vida musical). Em 2006, participa do VI Festival de música de Ourinhos cursando "Prática de Jazz Performance" com o guitarrista Lupa Santiago. No segundo semestre do mesmo ano concluiu o curso "A História da Música Vivida em Sons" com o renomado professor de história da música Arnaldo José Senise no Centro de Estudos Musicais (C.E.M.) Tom Jobim.

Durante seus estudos de improvisação e composição, participou de diversos grupos instrumentais como: "Duo Violão-Sax", "Trio Dois e Meio", "Duo Violão de 7 cordas-Cavaco", "Trio 100 Vergonha", "Fratrio", etc.

Já acompanhou diversas cantoras executando composições próprias, arranjos, e interpretações de obras de Tom Jobim, Djavan, Ivan Lins, Standards de jazz, etc.

Participou de diversas master classes e workshops com os seguintes músicos do cenário internacional: Jeff Gardner (Pianista-E.U.A), John Stain (Professor de guitarra da Berklee College of music-Boston-E.U.A), Donald Harrison (Saxofonista-E.U.A), Vincent Gardner (Trombonista-E.U.A), Mika (contrabaixista/compositor-E.U.A), etc.

No ano de 2008, realizando uma fusão entre música e tecnologia conclui o curso de bacharel em Sistemas de Informação na Universidade Bandeirante de São Paulo. É conhecedor das seguintes linguagens: HTML, XHTML, CSS, JavaScript, PHP, JSP, Java, C, SQL e UML.

Possui aproximadamente 100 composições próprias entre obras instrumentais e vocais; dirige o portal www.informacaomusical.com.

Lecionou em escolas de música como Oficina do Som, Dó Maior, Estúdio Som, Projeto Música nas Igrejas, Projeto Aprenda Música, etc. Hoje em dia leciona nas escolas Harmony, Real Som e Centro Musical Venegas.

Em 2012, foi aluno especial no programa de pós-graduação da USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas no curso de Narrativa Histórica e Linguagem Musical: a Interdisciplinariedade como Abordagem para Construção de Análises e Interpretações, onde teve como professor, Cacá Machado.

Em 2012, foi aluno especial no programa de pós-graduação no Instituto de Artes da UNESP tendo cursado as disciplinas de Seminário de Pesquisa em Música com Alberto T. Ikeda e também na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Música com a Dorotea Kerr.

Ainda no mesmo ano, foi aluno especial no programa de pós-graduação da USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas no curso de Narrativa Histórica e Linguagem Musical: a Interdisciplinaridade como Abordagem para Construção de Análises e Interpretações, onde tem como professor, Cacá Machado.

Em 2013, no programa de pós-graduação no Instituto de Artes da UNESP cursou com Marisa Trench de Oliveira Fonterrada o curso de Educação Musical: questões da contemporaneidade, ecologia acústica, pensamento sistêmico e criatividade.

Neste mesmo ano, forma juntamente com Ivan Barasnevícius um Duo de guitarras onde trabalham composições próprias com muitas partes improvisadas e com arranjos bastante peculiares. Este duo possui os CDs intitulados: "Novos Caminhos" (2015), "Antítese" (2016), "Standards?" (EP-2017) e "Volume III" (2017).

Em 2016, lançou seu primeiro EP de música contemporânea intitulado "Concepção". Este trabalho inicia com uma peça solo que dá titulo ao EP. Em seguida vem a obra "Suite for Schafer" com 6 movimentos onde a guitarra acústica dialoga com a voz de Roberto Agnelli que narra fragmentos de textos de R. Muray Schafer.

No ano de 2017 forma com o saxofonista Cássio Ferreira um duo que atua com a música espontânea tendo a liberdade na improvisação como foco e lançam o CD "31|36".


COMPRAR CD "Volume III" - (2017)
BAIXAR EP "Standards?" - (2017)
COMPRAR CD "Antítese" - (2016)
COMPRAR CD "Novos Caminhos" - (2015).

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3782833056544574